O HINÁRIO ADVENTISTA É PARA OS JOVENS DA IGREJA
Pastor Otimar Gonçalves/2009
Cantar os hinos do Hinário Adventista é celebrar os extraordinários feitos do passado. É relembrar as histórias de lutas e desafios dos nossos pioneiros. È firmar parte de nossa histórica herança de fé cristã escrita com oração e muita dedicação por parte de nossos heróis do passado. Agora, o grande desafio é voltar a cantar os nossos hinos em reuniões de juvenis, jovens e adultos. Penso que ao deixarmos de cantar os hinos do Hinário estamos dizendo que o passado tem pouca importância.
O Hinário Precisa Voltar Com Força Total
O que deve ser o Hinário para nossa juventude na atualidade? Comparo a um diamante que está perdendo o brilho sutilmente. Por quê? Porque tem sido usado muito pouco em reuniões espirituais, em nossas reuniões e cultos para jovens e juvenis. Vejo que os jovens, na maioria das vezes, só querem cantar com o uso de projetores e computadores. Acho que estamos formando uma nova geração, absolutamente dependente das maquinas como nunca.
É Imperioso Usar a Capacidade Imaginativa
Percebo que, aos poucos, estamos perdendo nossa capacidade imaginativa e reflexiva na hora da adoração a Deus. Alguns irmãos já não levam mais o Hinário Adventista para a igreja, afinal os hinos serão projetados num lindo telão super colorido e todos poderão cantar fazendo uso da mais avançada multimídia mundial. Isso não é de todo ruim, só que tem que haver equilíbrio no uso da multimídia em nossas igrejas e eventos. O que ocorre na hora do louvor é que estamos olhando, na maioria das vezes, mais as paisagens, as imagens, o lindo colorido do que a própria letra da música que estamos cantando. Assim a música perde um pouco sua eficácia de fixar a verdade em nossa mente.
Oi queridaaa!
Saudades de você!
É verdade o que o pastor falou, eu nunca mais levei meu hinário pra igreja. Mas eu sempre me concentro na letra dos hinos, louvo de coração e com entusiasmo, sem vergonha de muitas vezes me expressar. Fico com pena que muitos cantam parecendo robôs, do semblante não se expressa nada e mal abrem a boca...
Estamos louvando a um Deus Vivo!!!
Na igreja do meu sogro não tem telão, é no hinário, mas independente de ter ou não, vai do coração das pessoas louvar de coração e com entusiasmo. Vejo as mesmas situações nos dois casos...infelizmente.
Beijinhos amadaaaa.
Ola Cassi, achei muito importante este assunto. Participo na minha igreja no Ministerio de Musica, percebemos o quanto os hinos do hinario estao perdendo forca, e como nossa adoracao esta cada vez mais mecanica. Louvar a Deus e mais que isso, aqueles momentos de louvor que se fazia antigamente, cada irmao com seu hinario, cada irmao cantando o seu melhor,imaginando cada palavra cantada, confimando em sua mente as verdades biblicas, isso precisa voltar!
obs. meu teclado esta desconfigurado, espero que entenda o que escrevi. Gostei do seu blog, estarei sempre aqui.
Grande abraco!!
Lidiane Borges- www.grupoluzterraboa.blogspot.com